Translate

sexta-feira, março 18, 2016

ANTA OU ELEFANTE?


c-bernardo2012@bol.com.br
Não tem cabimento comparar anta e elefante, na primeira quase faltam as orelhas, no segundo são grandes demais os pés, na primeira enrustiu a tromba, etc... mas cá para nós, o que é o Brasil hoje: uma anta ou um elefante? E se juntar anta e elefante dá o que?
Olhe-se o momento político atual no Brasil e não se verá nada mais que eufemismos. Parece que tudo está errado no país, coisa com coisa não dá coisa, pessoa com pessoa não dá pessoa, partido com partido não dá partido, e por aí vai. E não vai a lugar algum, para frente não.  
Aliás, incrível que pareça, PT com PT não tem dado PT – assim o demonstra o fraseado telefônico interceptado pela Policia Federal no âmbito da Lava Jato. O ministro da Justiça José Eduardo Cardoso (“aquele bundão”...) tinha o controle dos planos estratégicos de segurança para as Olimpíadas Rio/2016 a partir da atuação perita da Policia Federal, mas já é outro o ministro. E por que? PT com PT não dá PT.
Não se vislumbra sucessão para a presidente Dilma em caso de impeachement, o vice presidente Temer, o presidente da Câmara dos Deputados Cunha e do Senado Renan são também investigados na Lava Jato, prestes a se tornarem réus. E por que? Pessoas com pessoas não dão pessoas.
A crise é política, é o que se diz como causa, efeito e solução para as imensas dificuldades que estão apequenando o Brasil. E por que? Partidos com partidos não dão partido, coligação partidária é eufemismo que não vai além de uma ou duas atas.   
A coligação partidária que levou Dilma à Presidência da República, vê-se hoje, formou-se a partir de equívocos e metáfora: a metáfora do poder continuo e prolongado.
Tudo e todos estão divididos no país, a lógica dos acordos e dos entendimentos nacionais não é outra que não a divisão – ninguém tem razão. Em nada prosperando a busca por um culpado, essa sim é comum de todos: céu cinzento muita chuva, céu azul seca intensa, dinheiro pouco meu quinhão primeiro.
A culpa é da Lava Jato.



 


Nenhum comentário: